Parte 2 e Parte 3- Análise do Envolvimento e Forma da Propaganda da Heineken- “Walk In Fridge”, segundo os estudos multimodais de Lim-Fei (2017).
Olá, leitores!
A postagem de hoje é a continuação link parte 1 da análise da propaganda da Heineken- “Walk In Fridge” à luz dos estudos multimodais de Lim-Fei (2017). Nesta nova abordagem levaremos em consideração o que Lim-Fei (2017) chamou de Envolvimento\Audiência, ou seja, as estratégias usadas nos textos visuais para chamar a atenção do público. Conhecer sobre ele ajuda na compreensão dos códigos dos textos visuais e na influência que se causa no público.
A imagem das mulheres também é marcada por olhares indiretos direcionados ao closet repleto de roupas, sapatos e joias, chamando a atenção do público para reação das mulheres.
Estas fotos são de perto, elas capturaram a emoção dos sujeitos. O homem ao ver tantas cervejas Heineken e logo na imagem abaixo a mulher extremamente feliz por está mostrando o seu lindo closet a suas amigas.
FORMA
A forma de
Lim-Fei (2017) corresponde a metafunção textual de Halliday (1985). Ela
corresponde à relação entre as partes no texto visual às funções típicas que
elas servem. (LIM-FEI, 2017). Os recursos típicos da forma dividem-se em:
· Visual
que pode ser representada pela exibição
principal, foco de atenção, ícone e logo.
· Língua representada
pelo título, slogan, texto principal,
marca, nome do produto, chamada para ação, lista de itens e chamar &
visitar informação.
CARACTERÍSTICAS E
FUNÇÕES- VISUAL
Apoiado
nos conceito de Lim-Fei (2017) iremos descrever inicialmente o visual e suas
funções típicas.
1- Exibição
principal- descrita com maior e mais proeminente visual, com a função típica para atrair a
atenção do visualizador e despertar interesse.
2- Foco de atenção: representado
pelos recursos visuais mais notáveis com a função típica para focar a atenção
do espectador no que é importante.
3- Ícone:
descrito como a representação gráfica de ideias, com a função típica para
processamento mais rápido de informações.
4- Logo: caracterizada
pela representação gráfica da organização, com a função típica para
identificação da organização.
CARACTERÍSTICAS
E FUNÇÕES – LÍNGUA
1-Título: é o texto
maior e mais proeminente, com a função típica para atrair a atenção do
espectador e despertar o interesse.
2- Slogan: frase
promocional cativante, com a função típica de transmitir a proposta de venda
chave da marca.
3-Texto principal:
é o texto menor contendo informações principais que tem como função típica
fornecer mais detalhes e descrição.
4-Marca:
nome da marca ou nome da empresa do produto tem como finalidade identificar ou
conscientização da marca.
5- Nome do produto
com a finalidade de identificar ou conscientizar sobre o produto.
6- Call to Action:
é o comando para fazer algo tem como finalidade solicitar ao espectador a ação.
7- Lista de itens:
traz informações.
8- Chamar & visitar informação: chama a atenção para alguma informação importante.
Análise
Na propaganda da
Heineken- “Walk In Fridge” é possível extrair duas imagens para analisar quanto
à forma de Lim-Fei (2017).
Quanto ao visual
temos o foco da atenção para chamar
a atenção do espectador para a cerveja Heineken. Observando as garrafas das cervejas
podemos encontrar o ícone retratado
pela representação gráfica de informações rápidas contidas nas garrafas, por
fim a logo também se encontra presente
na imagem abaixo estampada em todas as garrafas de cerveja. Já quanto às características
e funções da língua pode-se apontar a presença da marca e nome produto- Heineken
e slogan- “Serving the planet” (servindo o planeta).
A segunda imagem é a
que finaliza o vídeo da propaganda. Quanto às características e funções do
visual podemos destacar na imagem abaixo a presença do ícone e logo. A língua e suas características são representadas
pelo slogan- “Serving the planet”
(servindo o planeta), marca e nome do
produto- Heineken.
Com o mundo digital cada vez mais presente em nosso cotidiano, exigem-se novos letramentos dos nossos professores e alunos. É importante desenvolver a alfabetização multimodal para compreender e avaliar textos visuais de forma crítica. A abordagem sistêmica realizada por Lim-Fei pode ajudar os professores no desenvolvimento de atividades com textos multimodais, além de despertar o pensamento crítico, pois com as experiências de análise os alunos se tornaram mais observadores e críticos.
Referências
Heineken|"Walk-In Fridge" [S. l.: s. n.], 2009. 1 vídeo (0:32 seg). Publicado pelo Canal AdFreakTwo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1hYEKXE-4d0. Acesso em: 19 jun. 2021.
Kress, G and T. van Leeuwen(2006), Reading imagens: The Grammar of Visual Design (Second Edition), London, UK: Routledge.
Lim-Fei, V. & Tan,
K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O.
& Wildfeuer, J. (eds.). New studies
in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New
York: Bloomsbury. 2017.
Textos com este nível de análise nos fazem perceber o quanto o letramento crítico é importante tanto para nós docentes, quanto para nossos alunos. Parabéns, Larissa!
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Fátima! Devemos abrir os nossos olhos e dos nossos alunos para a consciência do letramento visual crítico, obrigada! bj!
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