Parte 2 e Parte 3- Análise do Envolvimento e Forma da Propaganda da Heineken- “Walk In Fridge”, segundo os estudos multimodais de Lim-Fei (2017).

 

Olá, leitores!

A postagem de hoje é a continuação link parte 1 da análise da propaganda da Heineken- “Walk In Fridge” à luz dos estudos multimodais de Lim-Fei (2017). Nesta nova abordagem levaremos em consideração o que Lim-Fei (2017) chamou de Envolvimento\Audiência, ou seja, as estratégias usadas nos textos visuais para chamar a atenção do público. Conhecer sobre ele ajuda na compreensão dos códigos dos textos visuais e na influência que se causa no público.

1- Proeminência: aquilo que se “destaca”

A proeminência pode ser feita conforme a escolha do tamanho, nitidez, iluminação, contraste de cor e escolhas do primeiro plano. Analisando a imagem abaixo conforme a proeminência, é possível observar que o tamanho do closet não é pequeno e ele está repleto de cervejas Heineken organizadas nas prateleiras. O enquadramento dado aos rostos dos atores mostra a emoção que eles estão sentindo naquele momento. A iluminação dada ao closet é ótima, chama a atenção do público para as prateleiras, além de favorecer a nitidez da imagem das garrafas de cerveja. Já com relação ao contraste das cores, nota-se que também foi pensado para colaborar com a evidência que se quer dar a cerveja Heineken, pois a cor verde que se sobressai na imagem.



2- Direção: “os olhares”

Na direção compreendemos que o tipo de olhar dos sujeitos pode mudar a maneira como o público interage com o texto visual. Ela pode ser classificada como olhar direto, indireto e sem olhar. Na primeira imagem os olhares dos atores são indiretos, uma vez que o objetivo da propaganda é brincar com as emoções do que os homens sentem ao veem um closet de cerveja Heineken, logo os seus olhares são direcionados às cervejas, ou seja, o olhar direcionado ao “objeto” oferecido pela propaganda. É necessário destacar que apenas um deles está sem olhar, com o rosto virado na direção dos amigos. 

A imagem das mulheres também é marcada por olhares indiretos direcionados ao closet repleto de roupas, sapatos e joias, chamando a atenção do público para reação das mulheres.


3- Poder: “relações de poder”

Lim-Fei (2017) apoia-se nas ideias de Kress e van Leeuwen (2006) que afirma que as relações de poder são construídas através do uso de ângulos verticais.
Fotos de ângulo alto, em que a câmera é posicionada acima do assunto, ação ou objeto e direcionada para baixo, tendem a minimizar o sujeito, ficando impotente e vulnerável.
Quando a câmera é colocada abaixo do objeto em fotos de baixo ângulo e voltada para cima, amplifica o tamanho e o volume do objeto, tornando-o mais importante, poderoso e imponente em relação ao observador do que se o ângulo da câmera estivesse no nível dos olhos. 
Já o ângulo horizontal estabelece uma relação igualdade entre espectador e sujeito podendo estabelecer um relacionamento entre eles. A propaganda da cerveja Heineken é predominante feita de fotos nesse ângulo (horizontal).

4- Intimidade: “espaço entre a câmera e o sujeito”

Além do estudo dos ângulos da câmera, também é possível interpretar os textos visuais a partir da distância da câmera, ou seja, a distância entre a câmera e o sujeito. Esse espaço pode alterar o grau de envolvimento emocional que o público tem com os sujeitos. Levando em consideração esse conceito temos fotos próximas e médias que estabelecem um grau de intimidade maior, pois possibilitam que o público se concentre no rosto e emoções dos sujeitos. Já nas fotos mais distantes nota-se a representação de uma área ampla observa-se o espaço ao redor dos sujeitos.
As fotos abaixo são distantes, elas demonstram uma visão ampla do apartamento com o closet de cerveja dos homens e as mulheres no closet feminino.



Estas fotos são de perto, elas capturaram a emoção dos sujeitos. O homem ao ver tantas cervejas Heineken e logo na imagem abaixo a mulher extremamente feliz por está mostrando o seu lindo closet a suas amigas.



    As duas fotos abaixo são de planos médios. Assim como nas fotos de plano aproximado é possível observar os rostos e emoções dos sujeitos, mas apreciando também o ambiente.






FORMA

A forma de Lim-Fei (2017) corresponde a metafunção textual de Halliday (1985). Ela corresponde à relação entre as partes no texto visual às funções típicas que elas servem. (LIM-FEI, 2017). Os recursos típicos da forma dividem-se em:

·  Visual que pode ser representada pela exibição principal, foco de atenção, ícone e logo.

·   Língua representada pelo título, slogan, texto principal, marca, nome do produto, chamada para ação, lista de itens e chamar & visitar informação.



CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES- VISUAL

Apoiado nos conceito de Lim-Fei (2017) iremos descrever inicialmente o visual e suas funções típicas.

1- Exibição principal- descrita com maior e mais proeminente visual, com a função típica para atrair a atenção do visualizador e despertar interesse.

2- Foco de atenção: representado pelos recursos visuais mais notáveis com a função típica para focar a atenção do espectador no que é importante.

3- Ícone: descrito como a representação gráfica de ideias, com a função típica para processamento mais rápido de informações.

4- Logo: caracterizada pela representação gráfica da organização, com a função típica para identificação da organização.


CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES – LÍNGUA

 

1-Título: é o texto maior e mais proeminente, com a função típica para atrair a atenção do espectador e despertar o interesse.

2- Slogan: frase promocional cativante, com a função típica de transmitir a proposta de venda chave da marca.

3-Texto principal: é o texto menor contendo informações principais que tem como função típica fornecer mais detalhes e descrição.

4-Marca: nome da marca ou nome da empresa do produto tem como finalidade identificar ou conscientização da marca.

5- Nome do produto com a finalidade de identificar ou conscientizar sobre o produto.

6- Call to Action: é o comando para fazer algo tem como finalidade solicitar ao espectador a ação.

7- Lista de itens: traz informações.  

8- Chamar & visitar informação: chama a atenção para alguma informação importante.

Análise

Na propaganda da Heineken- “Walk In Fridge” é possível extrair duas imagens para analisar quanto à forma de Lim-Fei (2017).

Quanto ao visual temos o foco da atenção para chamar a atenção do espectador para a cerveja Heineken. Observando as garrafas das cervejas podemos encontrar o ícone retratado pela representação gráfica de informações rápidas contidas nas garrafas, por fim a logo também se encontra presente na imagem abaixo estampada em todas as garrafas de cerveja. Já quanto às características e funções da língua pode-se apontar a presença da marca e nome produto- Heineken e slogan- “Serving the planet” (servindo o planeta).



A segunda imagem é a que finaliza o vídeo da propaganda. Quanto às características e funções do visual podemos destacar na imagem abaixo a presença do ícone e logo. A língua e suas características são representadas pelo slogan- “Serving the planet” (servindo o planeta), marca e nome do produto- Heineken.



CONCLUSÃO

Com o mundo digital cada vez mais presente em nosso cotidiano, exigem-se novos letramentos dos nossos professores e alunos. É importante desenvolver a alfabetização multimodal para compreender e avaliar textos visuais de forma crítica. A abordagem sistêmica realizada por Lim-Fei pode ajudar os professores no desenvolvimento de atividades com textos multimodais, além de despertar o pensamento crítico, pois com as experiências de análise os alunos se tornaram mais observadores e críticos.


Referências

Heineken|"Walk-In Fridge" [S. l.: s. n.], 2009. 1 vídeo (0:32 seg). Publicado pelo Canal AdFreakTwo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1hYEKXE-4d0. Acesso em: 19 jun. 2021. 

Kress, G and T. van Leeuwen(2006), Reading imagens: The Grammar of Visual Design (Second Edition), London, UK: Routledge.

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

 

 
















Comentários

  1. Textos com este nível de análise nos fazem perceber o quanto o letramento crítico é importante tanto para nós docentes, quanto para nossos alunos. Parabéns, Larissa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Fátima! Devemos abrir os nossos olhos e dos nossos alunos para a consciência do letramento visual crítico, obrigada! bj!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - Metafunção Composicional

Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - Metafunção interativa

Design de uma atividade crítica.