Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - Metafunção Composicional
Olá, leitores!
Na postagem de hoje discutiremos sobre a Metafunção Composicional da Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996). Esta analisa os "modos de organização do texto", sendo responsável também por fazer a integração entre os elementos representacionais e interacionais. As categorias envolvidas na metafunção composicional estão destacadas na imagem abaixo:
No topo considera-se a informação ideal (parte que mais chama atenção), logo abaixo direciona-se a informação real(apresenta uma informação mais concreta), à esquerda tem-se a informação dada(conhecida) e à direita a informação nova (acréscimo de nova informação). Ressalta-se que os elementos podem está localizados no centro (núcleo da informação) e nas margens (rodeiam o núcleo). Kress e Van Leeuwen afirmam que se deve observar a posição desses elementos na composição da imagem, conforme esses posicionamentos os elementos irão adquirir as seguintes classificações:
O valor de informação: atribui um valor aos elementos representados conforme a sua posição e a localização no texto. Como dito anteriormente, a informação conhecida pelo leitor vem do lado esquerdo e a informação nova do lado direito.
Dado/ Novo:
Na imagem acima destaca-se que à esquerda temos um texto que faz referência à marca Fiat, mas observando os elementos do lado direito percebemos o novo carro lançado pela marca.
Ideal/ Real: a imagem localizada na parte superior chama mais atenção, logo é o ideal. O texto que está na parte inferir é o real, visto que apresenta informações mais concretas.
fonte:https://www.wefashiontrends.com/fotografo-troca-mulheres-por-homens-em-propagandas-machistas-e-o-resultado-e-maravilhoso/
Centro/ Margem: A imagem central é o elefante em cima da moto e do carro, na marquem tem-se a estrada.
A estrutura: representa o modo como os elementos estão conectados na imagem, relaciona-se com a presença ou a ausências de objeto interligados. A presenta do hambúrger na imagem relaciona-se com a parte escrita, portanto os elementos encontram-se conectados.
A saliência: possibilita observar o que foi mais valorizado e significativo na representação visual. Observa-se as cores, brilho, contraste e etc. Na imagem abaixo a parte mais saliente é brilho direcionada a garota.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/mulher-campo-luz-solar-moda-chap%c3%a9u-1509956/
Conclusão
A partir dos estudos sobre a Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) fica evidente que é extrema importância compreender que a linguagem se relaciona com a imagem a fim de produzir um todo significativo.
Referências:
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.London, New York: Routledge, [1996], 2006.
DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR.
Comentários
Postar um comentário