Design de uma atividade crítica.
Os efeitos das atividades
multimodais na capacidade de leitura crítica dos alunos do ensino básico (6º ao
9º ano)
Olá, leitores!
Na postagem de hoje irei apresentar uma proposta que
objetiva investigar os efeitos de
atividades multimodais na habilidade de leitura crítica dos alunos do
ensino básico (6º ao 9º ano). Partindo da seguinte questão: “em que medida as atividades multimodais aumentam a
capacidade de leitura crítica dos alunos?”.
A atividade analisará um texto do gênero videoclipe. O autor Pontes (2003, p. 48) define o gênero como “um pequeno filme, um curtametragem, cuja duração está atrelada (mas não restrita) ao início e fim do som de uma única música”. O gênero é um excelente mecanismo para trabalhar a capacidade de interpretação dos nossos alunos nas diversas disciplinas. A partir dele o professor pode propor uma atividade de leitura visual crítica que ampliará os significados e os sentidos das imagens contidas no videoclipe, além de compreender e refletir sobre todas as informações socioculturais contidas nele, hábitos, cultura, cotidiano, problemas sociais, entre outros. O videoclipe escolhido para a presente atividade é da banda de metal sinfônico Within Temptation, formada em 1996, nos Países Baixos pelo guitarrista Robert Westerholt e pela vocalista Sharon den Adel. A música chama-se “Frozen” e está no álbum “The Heart of Everything”, lançado em 9 de Março de 2007 no território europeu.
"Frozen" aborda a questão do abuso infantil e foi
filmado na Romênia. Os fundos angariados foram destinados à caridade, através
da organização Child Helpline
International. O enredo mostra a vida de uma pequena família. Nota-se que a
relação entre a mãe, o pai e a filha não é nada amigável. Durante uma das
noites o pai invade o quarto da filha e abusa dela, a mãe na tentativa de
proteger a criança e evitar mais sofrimento envenena o marido, no entanto acaba
sendo presa.
Imagem 1- Banda Within Temptation
Imagem 2 - Álbum“The Heart of Everything”
· Teoria: letramento, multiletramentos, o learning by design, multimodalidade e leitura crítica visual.
Antes de caracterizar qualquer teoria do multiletramentos é importante
definirmos o que é “letramento”. O termo corresponde a uma prática social que
vai muito além da atividade de leitura e da escrita. Sobre esse assunto Kleiman (2007, p. 4) defende que “os estudos
do letramento partem de uma concepção de leitura e de escrita como práticas
discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se
desenvolvem”. Diante disso podemos afirmar que ser letrado é saber interpretar
as diversas práticas sociais.
O letramento se
expandiu de muitas formas e uma delas é o multiletramentos. Essa teoria foi
desenvolvida pelo New London Group formado por dez professores que tinham como
objetivo redesenhar as suas práticas em uma perspectiva de multiletramentos. O
termo foi escolhido para descrever dois argumentos importantes “a
multiplicidade de canais de comunicação e media e a importância crescente da
diversidade linguística e cultural". (CAZDEN, COPE
et al., 1996, p. 63). À
vista disso, percebe-se o surgimento de várias formas e modos de comunicação e
construção de sentido.
Rojo destaca que é importante as práticas de multiletramentos no
contexto de sala de aula, pois "é importante também hoje abordar as
diversas mídias e suportes em que os textos circulam, já que há tempos o texto
impresso e o papel deixaram de ser a principal fonte de informação e
formação". (ROJO, 2009, p. 119). Na perspectiva dos multiletramentos, o saber é produzido de
formas multimodais. Por esse motivo que a atividade proposta nesta postagem baseia-se na citação
da autora, pois o videoclipe é um texto multimodal que aciona os diversos
sentidos dos leitores, já que faz o uso de imagem, áudio ou vídeo.
Tais práticas de letramento se relacionam a noção de design. Catto
(2013, p.159) destaca que “ela orienta uma nova visão sobre letramento e pode
ser entendida como um processo dinâmico, o qual compreende tanto a produção de
sentido quanto o resultado dessa produção”. Adotando essa aprendizagem pelo design, o professor abre caminho para
diferentes manifestações dos alunos. A atividade aqui proposta é um design.
A sociedade pós-moderna e tecnológica atual exige que os alunos sejam
capazes de realizar uma leitura multimodal crítica. Morrell (2002) define letramento crítico como “a
habilidade não somente de ler e escrever, mas também de avaliar textos a fim de
entender a relação entre poder e dominação que subjaz e inspira esses textos”. Este tipo de letramento tem como
objetivo a formação de cidadãos que possam agir criticamente diante dos
problemas políticos e sociais atuais.
Diante do que foi exposto fica evidente que é
necessário incluir atividades de leitura visual crítica na sala de aula, visto
que ela traz benefícios para o professor e principalmente para os alunos, pois ela
promove a reflexão e a transformação. Os alunos precisam questionar o que leem,
assistem ou escutam. É nesse sentido que se justifica a utilização de um
videoclipe para a atividade proposta.
Link do videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=IfLoCG1MLqI
ATIVIDADE CRÍTICA VISUAL DO VIDEOCLIPE- "FROZEN"
1- O que é possível perceber pela expressão facial das personagens na imagem abaixo? O que te faz dizer isso?
2- Na sociedade atual somos bombardeados de diversas notícias sobre violência. Observe a imagem abaixo e explique o que está acontecendo? Porque esse tipo de violência é comum nos dias de hoje?
3- O que podemos interpretar observando atentamente o olhar do pai nesta imagem? É possível deduzir o que ele pretende fazer?
4- Descreva
qual a relação da imagem abaixo com a imagem da questão anterior?
5- Explique qual a problemática social foi abordada no videoclipe a partir da imagem abaixo?
6- Levando em consideração o contexto sociocultural da época do videoclipe a atitude tomada pela mãe seria a única forma de defender a sua filha? Explique considerando os costumes da época.
7- Explique se atitude da mãe pode ser considerada legítima? Lembre-se de levar em conta a problemática social abordada no videoclipe?
8- O que esta imagem significa para você? Onde a personagem está? Por quê?
9- Qual é a relação entre a imagem abaixo e o enredo do videoclipe? Deduza o que pode estar escrito nesta carta e para quem ela será enviada.
10-Em sua opinião por que o autor do vídeo finaliza o videoclipe com essa imagem? Use evidências do texto e suas idéias para apoiar sua resposta.
#QUESTÃO BÔNUS: Explique qual foi a sua maior dificuldade na hora de responder a atividade proposta? Por quê?
Referências
CATTO, Nathalia Rodrigues. A relação entre o letramento multimodal e os
multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10,
n. 2, p. 157-163, abr./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2013v10n2p157.
Acesso em: 06 jun.
2021.
CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review; n. 66.1, p.60-92, Spring 1996.
KLEIMAN, Â. B.
Letramento e suas implicações para o ensino de Língua Materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v.32, p.1-25,
dez, 2007.
FROZEN [S.l: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 3:58 min). Publicado pelo canal Incrível. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IfLoCG1MLqI. Acesso em: 06 jun. 2021.
MORRELL, E. Toward a Critical Pedagogy of Popular Culture: Literacy
Development Among Urban Youth. Online version of Lori Norton-Meier’s Media
Literacy department published in the September 2002 issue of the International Reading Association’s Journal
of Adolescent & Adult Literacy. 2002.
PONTES, P. Linguagem
dos videoclipes e as questões do indivíduo na pósmodernidade. Sessões do Imaginário, n. 10, p. 47-51,
nov. 2003.
ROJO, R. Letramentos múltiplos,
escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.










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