Olá, leitores!
Na postagem de hoje realizaremos uma reflexão sobre a metafunção interativa da Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996).
A metafunção interativa trata da relação que se estabelece entre o observado e o observador (leitor). É importante destacar que esse processo acontece através de quatro recursos, listados abaixo:
1- O contato é determinado pela forma do olhar do participante representado em relação ao leitor. Pode ser classificado como:
1.1 Demanda: quando o olhar é diretamente para o leitor. A imagem abaixo é um exemplo de contato por demanda, pois o olhar da jovem está direcionado (interagindo) com/ ao leitor.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/moda-mulher-retrato-modelo-menina-3080644/
1.2 Oferta: quando o olhar não está direcionado ao leitor. Um bom exemplo é a imagem abaixo, nota-se que as jovens estão olhando para o computador e não estão interagindo com o leitor.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/mulheres-trabalho-em-equipe-equipe-1209678/
2- Distância ou Afinidade Social: é a distância em relação ao leitor. Pode ser:
2.1 Plano fechado (close-up): mostra-se a cabeça e os ombros do participantes da imagem.
Exemplo:
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/menina-triste-retrato-rosto-mulher-2961959/
2.2 Plano médio (medium shot): mostra-se o participante expondo-o até a cintura ou até o joelho.
Exemplo:
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/mulher-modelo-retrato-jaqueta-jeans-1828538/
2.3 Plano aberto (long shot): mostra-se todo o corpo do participante.
Exemplo:
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/guitarra-estrada-do-pa%c3%ads-feminino-946701/
3-Perspectiva: corresponde ao ângulo dos participantes representados. Pode ser:
3.1 Frontal – imagem do participante no nível do olhar do leitor.
Exemplo:
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/dachshund-filhote-de-cachorro-1519374/
3.2 Oblíquo: participante aparece de perfil, provocando no leitor uma sensação de distanciamento.
Exemplo:
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/noiva-e-noivo-mulher-homem-6287036/
3.3 Ângulo vertical: possui três variações.
3.3.1 Câmera alta: imagem captada de cima para baixo.
fonte:https://www.shopify.com.br/burst/imagens-hd/modelo-posa-casualmente-em-um-parque?c=mulheres
3.3.2 Câmera baixa: o leitor ficar abaixo da imagem.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/arquitetura-torre-eiffel-iluminado-1854130/
3.3.3 Câmera no nível do olhar: relação de igualdade entre o participante e o leitor.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/mulher-jovem-buqu%c3%aa-de-flores-mulher-1149643/
4-Modalidade: está relacionada ao nível de realidade da imagem representada.
Marcadores de modalidade
4.1 Saturação de cores: vai da saturação até a ausência de cores.
4.2 Contextualização: vai da ausência ao detalhamento de plano de fundo.
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/montanha-flores-paisagem-grama-4387827/
4.3 Iluminação: varia de acordo com o que se quer mostrar (luz x sombra).
fonte:https://pixabay.com/pt/photos/smartphone-homem-noite-usu%c3%a1rio-4540273/
4.4 Brilho: variação dos graus de brilho.
Alto brilho:
Alto contraste:
Portanto, através do estudo da metafunção interativa é possível observar que os participantes representados nas imagens estabelecem interações com os observadores, ou seja, interagem passando até a sugerir qual atitude o observador deve ter em relação ao que está sendo apresentado nas imagens.
Referências:
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.London, New York: Routledge, [1996], 2006.
DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR.
Comentários
Postar um comentário