ANÁLISE segundo a Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996)

 

Propaganda– “Doe Leite materno”

Análise da Metafunção Representacional

Autores: João Gabriel, Larissa, Leonardo e Maria de Fátima.

O processo representado nessa campanha governamental pode ser classificado, conforme a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), como um processo transacional unidirecional, pois é algo feito pela atriz famosa Sheron Menezzes e tem como meta pedir (ou influenciar) doações de leite materno para o Banco de Leite Humano.

Um conceito muito importante de Kress e van Leeuwen (1996) refere-se aos participantes que são classificados como interativos e representados. Os participantes interativos são os sujeitos que produziram e os que serão o foco de consumo da mensagem apresentada. Na imagem analisada, o produtor é o Ministério da saúde e o consumidor são as lactantes em geral que podem doar, além dos bebês que precisam do leite materno e as mães que não podem produzir o leite. Os participantes representados são os personagens presentes na imagem. Nesse texto visual, os personagens presentes são o bebê, a mãe (Sheron Menezzes), o leite, o Ministério da Saúde.

 

Processos narrativos

Ator

Vetor

Meta

Ele (Ministério da saúde) – Inter

receber

leite

Ela (Mãe lactante) – Repres

doar

leite

Ele (Bebê) – Repres

receber

leite

Ela (Mãe que não gera leite) – Repres

receber

leite

Ele (Leite) – Repres

ajudar

salvar vidas

 



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