ANÁLISE segundo a Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996)
Propaganda– “Doe Leite materno”
Análise da Metafunção Representacional
Autores:
João Gabriel, Larissa, Leonardo e Maria de Fátima.
O processo representado
nessa campanha governamental pode ser classificado, conforme a Gramática do
Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), como um processo transacional unidirecional, pois é algo
feito pela atriz famosa Sheron Menezzes e tem como meta pedir (ou influenciar) doações de leite materno para o Banco
de Leite Humano.
Um conceito muito
importante de Kress e van Leeuwen (1996) refere-se aos participantes que são classificados
como interativos e representados. Os participantes interativos são os sujeitos
que produziram e os que serão o foco de consumo da mensagem apresentada. Na
imagem analisada, o produtor é o Ministério da saúde e o consumidor
são as lactantes em geral que podem doar, além dos bebês que precisam do leite
materno e as mães que não podem produzir o leite. Os participantes
representados são os personagens presentes na imagem. Nesse texto visual, os
personagens presentes são o bebê, a mãe (Sheron Menezzes), o leite, o
Ministério da Saúde.
Processos
narrativos |
Ator |
Vetor |
Meta |
1º |
Ele (Ministério da saúde) – Inter |
receber |
leite |
2º |
Ela (Mãe lactante) – Repres |
doar |
leite |
3º |
Ele (Bebê) – Repres |
receber |
leite |
4º |
Ela (Mãe que não gera leite) – Repres |
receber |
leite |
5º |
Ele (Leite) – Repres |
ajudar |
salvar vidas |
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