Análise das relações verbais entre texto e imagem

 

Olá, leitores!

         A seguinte postagem se refere a uma atividade proposta na aula, com o objetivo de analisar as relações existentes entre texto e imagem, segundo a metafunção interpessoal. Sendo assim, observe a imagem e leia a pequena análise sobre ela. 

Boa leitura! 

 

 


        Inicialmente, é necessário pontuar que o significado interpessoal é construído por meio de três dimensões: direção, distância social e envolvimento. Além disso, cada dimensão pode ser caracterizada também como: convergente, complementar e divergente. 


Direção:  a maneira como o leitor é abordado.

    O texto verbal na unidade de análise possui uma direção baixa, pois é formado por orações declarativas com verbos na terceira pessoa do singular (ele ou ela). O direcionamento visual também é baixo, visto que a Rapunzel e os passarinhos não estão olhando para o leitor. Nessa imagem o verbal e o visual se caracterizam pela convergência, pois tanto o verbal quanto o visual denotam baixo direcionamento.

Distância social: o tipo de relação entre o leitor e os participantes representados.

    O texto verbal na distância social da imagem é classificado como pequena, dado que a maior parte dos períodos é composto por orações coordenadas na voz ativa. O visual aponta para uma distância social grande, já que a personagem e os passarinhos são retratados em um plano geral. O verbal e o visual nesse caso são determinados pela divergência, pois o verbal é pequeno e o visual grande.

 Envolvimento: o grau que o leitor é convidado a ser envolver.

     O texto verbal é promovido na imagem por envolvimento fraco, em virtude da presença de pronome possessivo na terceira pessoa do singular (sua). Já o visual evidencia ângulo horizontal (moderado). Dessa maneira, o verbal e o visual são caracterizados pela complementaridade quanto ao envolvimento.

 


Referência

Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - Metafunção Composicional

Gramática Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - Metafunção interativa

Design de uma atividade crítica.